29 de jun. de 2017

Tenha uma tempestade de ideias com a técnica Brainstorming


Ter uma boa ideia hoje está cada vez mais difícil, ainda mais quando se refere a geração de conteúdos para web, neste post, você irá aprender a usar uma técnica muito utilizada por grandes empresas do mundo e pela área do marketing.

O princípio do Brainstorming é usar a colaboração de todos para dar sugestões para novas ideias ou soluções para problemas existente, mas vou apenas simplificar e dar minha versão para uma boa geração de ideias. Você pode usar várias pessoas ou fazer você mesmo sozinho.

1º Regra: Não use o senso crítico. 

Para estimular as pessoas ou você mesmo sobre uma ideia, não bloqueie ela, escrava esse seu pensamento no pepel ou Word, você irá analisa-la futuramente.

2º Regra: Seja criativo.

Parece meio obvio, mas para ser criativo você precisa entender do que se trata, isso se torna muito eficiente. A maioria das multinacionais utilizam dessa ferramenta para extrair dos operadores, porque são os funcionários mais próximos do cliente.

3º Regra: Quantidade é qualidade.

Nesse meu processo, a quantidade é muito importante para que se possa mesclar todas as ideias e extrair a melhor possível. Claro que essa afirmação não verdade, mas é muito útil com essa ferramenta.

Após essa tempestade de ideais é hora de analisar essas ideias, para facilitar, agora você pode ir agrupando as ideias, ideias fáceis ou difíceis, caras ou baratas, isso vai ao seu critério. Logo, é só ir eliminando as "piores" sugestões.

Uma dica muito importante é que você armazene todas essas ideias para poder consultar posteriormente, algumas ideias são ruins na hora, mas com o tempo pode se tornar uma ideia criativa no futuro, então, deixe estocado seus ideias para rápidas consultas ou para mineira-las quando necessário e não se esqueça de fazer em apenas 20 à 30 minutos, porque se passar do tempo pode ficar fora do foco.

Espero que com essa dica você consiga produzir ou ter ideias fantásticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário